top of page
Leaf Pattern Design
Como é essa terapia

Como é essa terapia?

​É a cura pela fala. Alguns dos nossos problemas exigem um tempo de "digestão" psíquica: precisam que a gente fale sobre eles e pondere longamente. Pode ser difícil admitir para nós mesmos algumas coisas, ou reviver coisas do passado que estão enterradas no fundo das nossas cabeças. Mas essas coisas sempre vêm à tona de outras formas, impactando nossa saúde mental e influenciando nossos comportamentos. Por isso, precisamos falar. Pôr para fora e depois tentar entender o que tem acontecido conosco. É isso que se faz na terapia.

Leaf Pattern Design
Mais sobre fazer terapia

Mais sobre fazer terapia

Outra preocupação comum é com o preço. Algumas pessoas sentem que não podem pagar e deixam a terapia para depois, enquanto outras ficam restritas às opções oferecidas por um plano de saúde. No entanto, há uma questão psicológica aí: você dá prioridade ao pagamento daquelas coisas que sente que importam muito. Se a sua terapia for prioridade no seu orçamento, é porque ela é prioridade para você, e isso é uma condição necessária para o sucesso do tratamento. Por isso é que é vantajoso buscar consultas psicológicas particulares: você pode escolher um(a) profissional de sua preferência e ainda se empenhar mais no processo. Eu, pessoalmente, gosto de negociar o preço das sessões com cada paciente, de modo que esse valor nem fique impossível de pagar, nem fique "confortável" demais, a ponto da pessoa faltar às sessões a bel-prazer.

Algumas pessoas gostam muito de fazer terapia, outras pensam que precisam gostar. Uma boa terapia, no entanto, nos faz encarar verdades incovenientes às vezes, ou remexe num passado que gostaríamos de esquecer. Portanto, quem gosta de terapia, geralmente, gosta do efeito dela, mesmo que passe por incômodos eventuais durante o processo.

Se você reside no exterior, pode fazer terapia em português e ter acesso a terapeutas brasileiros principalmente na modalidade on-line; hoje em dia, a terapia on-line tem uma praticidade enorme!

Terapia é para todas as raças, orientações sexuais e credos. Mesmo que você acredite que seu sofrimento é espiritual (e não discordarei de você), de que maneira você acha que o conteúdo espiritual chega na sua cabeça? Através da sua psicologia, claro!

Psicologia não é fofoca, nem a relação terapêutica é uma relação de amizade, pois é uma relação em que só uma das partes está em foco.

Por fim, e talvez o mais importante: o(a) profissional de psicologia não resolve seus problemas por você. Nem dá garantia de nada. No entanto, a terapia cria condições para que você tenha mais autonomia, mais confiança e mais autoconhecimento, te permitindo encarar melhor as questões de sua vida. Se você precisa de ajuda, não hesite em pedi-la.

Antigamente era muito comum a gente ouvir falar que "terapia é coisa de doido". Isto é um preconceito. Mas esse preconceito tem efeitos até hoje: muitas pessoas têm vergonha de admitir que fazem terapia, outras têm vergonha até de procurar uma, mesmo que estejam sofrendo. Mas não há vergonha nenhuma em buscar ajuda profissional para cuidar da saúde mental - da mesma forma que não precisamos ter vergonha de ir ao médico, por exemplo. Todo profissional de psicologia tem o dever de respeitar o sigilo de seu paciente e de fazer uma escuta sem julgamentos.

Mais sobre fazer terapia
Leaf Pattern Design

O que é uma terapia de abordagem psicanalítica?

É uma terapia que se baseia, em alguma medida, na experiência e na teoria de Sigmund Freud (1856-1939) e de outros autores de tradição freudiana, que trabalham a partir do conceito de inconsciente. Nesta terapia, parte-se do pressuposto de que nós não temos consciência de tudo o que acontece dentro da nossa mente. Somos atravessados por afetos que não sabíamos que tínhamos, e influenciados por desejos que não admitimos para nós mesmos.

Algumas vezes, somos exigentes demais em relação a nossos próprios objetivos, ansiosos em relação ao que queremos e cruéis com aqueles que amamos. Outras vezes, somos subservientes demais, e isso nos prejudica. Às vezes nos sabotamos, repetimos padrões que não gostaríamos de repetir. Todas essas contradições são um sinal de conflito psíquico em grande parte inconsciente. Uma abordagem psicanalítica tenta trazer o que for possível deste conflito para a consciência e permitir que o sujeito reflita, pondere, interprete. 

O que é uma terapia de abordagem psicanalítica?
O que é uma terapia de abordagem psicanalítica
Leaf Pattern Design
Detalhes Práticos

Detalhes Práticos

O processo terapêutico é totalmente sigiloso e é composto por sessões que duram de quarenta minutos a uma hora. O número de sessões é variável e depende da sua necessidade. Dia da semana e horário são negociados antes da primeira sessão; a frequência pode variar, mas geralmente é de uma sessão por semana. Preço, forma e frequência do pagamento são negociados durante a sessão introdutória.

Você pode agendar uma psicoterapia a partir de qualquer lugar do mundo na modalidade on-line. Basta clicar na palavra contato no menu da parte de cima da página. 

Leaf Pattern Design
Homem em seu laptop

Como funciona a terapia on-line?

Na modalidade on-line, você pode ter acesso a um psicoterapeuta a partir de qualquer lugar do mundo. Para isso, alguns poucos requisitos são necessários:

Para fazer terapia on-line, o paciente precisa, pelo menos no horário das sessões, ter acesso a um ambiente calmo, relativamente silencioso e, acima de tudo, privado.

Precisa também ter um bom serviço de internet, para permitir chamadas de vídeo estáveis.

Paciente e terapeuta podem conversar através de um canal de vídeochamada, como o Google Meet ou o próprio WhatsApp.

Como funciona a terapia online?

  Telefone e WhatsApp: (81) 99717-2890  

bottom of page